sábado, 23 de agosto de 2014

Santa Catarina, uma terra de encontros de povos

                                                            Escrito por Isaías Maciel, acadêmico de gastronom

Um pouco de sua cultura...

         O estado apresenta um grande retalho cultural, particularmente uma forte influência europeia, dentre eles destacam-se a alemã e a italiana.
         Os casarões portugueses no Litoral, a arquitetura em estilo enxaimel/Fachwerk concentrado no Vale do Itajaí e no Norte do Estado,  que representam  em maior concentração na América desse estilo. Os municípios de Indaial, Blumenau, Joinville, São Bento do Sul, Timbó, Taió e Pomerode têm número significativo de enxaiméis.
As tradições italianas fortes no Oeste.
          Na arquitetura também merecem destaque a influência austríaca (por exemplo, a cidade Treze Tílias), a polonesa e  a ucraniana.
         Uma das manifestações folclóricas expressivas em Santa Catarina é a do boi-de-mamão, que é celebrado principalmente no litoral. De influência açoriana, trata-se de um ato cômico se assemelha bastante ao bumba-meu –boi.
        
boi-de-mamão
Personagem Bernunça do boi-de-mamão
                    
   
  Destacam-se também o Festival de Jazz de Joinville, o Festival de Dança de Joinville, o Oktoberfest em Blumenau, a Festa do Pinhão em Lages, e a Festa do Divino Espírito Santo, de tradição secular de influência açoriana (realizada principalmente na Ilha de Santa Catarina e região costeira.) 
Oktoberfest em Blumenau


                                                                                    Gastronomia

         A gastronomia em Santa Catarina é diversificada, graças à influência dos vários povos europeus que se estabeleceram em diferentes regiões do Estado. Destacam-se os sabores da cozinha portuguesa, germânica e italiana, enriquecidos por ingredientes e temperos emprestados dos indígenas e africanos. 
Peixada Catarinense de influência portuguesa


     


 
Salaminho  de chocolate, influência portuguesa

 
Eisbein



      As ostras produzidas em fazendas marinhas na região da Grande Florianópolis – a capital catarinense é a maior produtora nacional – e o camarão “Laguna”, a mais saborosa das espécies capturadas na costa catarinense. Em Itajaí e São Francisco do Sul, cidades pesqueiras e portuárias, os pratos típicos são mais fiéis à gastronomia portuguesa tradicional.


    Os pratos da cozinha italiana são servidos em cantinas espalhadas por todo o Estado – atualmente, quase metade da população catarinense é descendente de italianos. A capital catarinense da comida típica italiana é  a cidade  de Nova Veneza.
                                                            
                                                                                           
Cidade vinícola



Cidade de influência italiana
         Chucrute com vina, kassler (chuleta de porco), eisben (joelho de porco), bockwurst (salsicha) são alguns dos pratos incorporados ao cotidiano das cidades de colonização germânica. O mit rotkohl (marreco com repolho roxo) já é uma adaptação com ingredientes nativos das terras brasileiras. Destaque para as confeitarias alemãs, um verdadeiro paraíso de delícias, doces e salgadas – uma das mais conhecidas é o Appfelstrudel, folhado de maçã, mas as cucas e empadas também valem a pena, assim como os muitos outros produtos coloniais, com destaque para as geléias e embutidos artesanais.
        O vale Europeu abriga cidades onde a colonização, principalmente a alemã, ficou enraizada na gastronomia (Chopp, Kassler, Einsbein, Chucrute e Marreco Recheado, são exemplos da culinária germânica)
       
spätzel
  Em Treze Tílias, cidade fundada por imigrantes austríacos, que conserva a tradição também em pratos típicos como o
goulash (tipo um ensopado de carne), spätzel ("mini-nhoque") e scheiterhaufen (torta de maçã).


 
       Nas estâncias serranas, a culinária revela a influência dos tropeiros e gaúchos que se instalaram na região. No cardápio, simples e farto, feijão tropeiro, arroz de carreteiro – preparados em fogão à lenha – churrasco e chimarrão, além do pinhão – fruto das Araucárias que caracterizam a paisagem da região.

Visite nosso livro de receitas e aprenda uma deliciosa receita de Cuca de Farofa! Clique aqui!


 
           


                                  
         
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário