terça-feira, 19 de agosto de 2014

São Paulo e o legado gastronômico de seus imigrantes

Por Ana Beatriz e Clara Xenofonte

Com mais de 43 milhões de habitantes — o que equivale a cerca de 22% da população brasileira — São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul. A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos, que começaram a imigrar para o país no fim do século XIX, de portugueses, que colonizaram o Brasil e instalaram os primeiros assentamentos europeus na região, de povos ameríndios nativos, de povos africanos e de migrantes de outras regiões do país. Outras grandes correntes imigratórias, como de árabes, alemães, espanhóis,japoneses e chineses, também tiveram presença significativa na composição étnica da população local.
A Cozinha Oriental, tão prestigiada e difundida no Brasil nos dias atuais, teve seus primórdios neste Estado da Federação que possui economia forte e dinamismo reconhecidos por todos. E a incorporação de pratos e tradições japoneses é marcante, salta aos olhos de quem visita São Paulo, e principalmente o Bairro da Liberdade. Portanto, essas foram as razões que influenciaram a escolha da gastronomia nipônica para o presente trabalho. Oportunidade que se oferece para apresentar o doce de feijão azúki (anko) e o yaki manju, duas iguarias doces muito apreciadas pelos frequentadores do reduto oriental na capital paulista.

Beatriz esteve recentemente em São Paulo e visitou o bairro da Liberdade e nos trouxe o gostoso doce para degustarmos em sala; Trouxe também o feijão cru e o yaki manju, bolinho recheado com o doce de feijão. Apesar de parecer estranho para nós um doce feito de feijão, o sabor é muito gostoso, todos aprovaram!
Doce de feijão Azuki (Anko) e o feijão in natura
Yaki Manju

Pra quem ficou curioso, visite nosso livro de receitas e aprenda como fazer! Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário