Livros recomendados

Gastronomia no Brasil e no mundo





Gastronomia no Brasil e no mundo


Dolores Freixa e Guta Chaves


Ninguém duvida que a gastronomia faz parte do patrimônio de um povo, que ela é tão importante culturalmente quanto os museus, as festas, as danças e os templos religiosos. As especialistas Dolores Freixa e Guta Chaves dão sequência a anos de trabalho de pesquisa sobre a história da alimentação e, nesse livro, constroem um panorama da evolução da gastronomia no mundo e no Brasil, partindo do Mediterrâneo, berço da gastronomia ocidental. Abordam também aspectos da culinária profissional, como a formação dos grandes chefs e da nova geração, o surgimento da nova gastronomia brasileira e as tendências mundiais.


A História da Alimentação No Brasil

Luís da Câmara Cascudo

Esta obra chama a atenção dos estudiosos pela sua idéia, conteúdo e pela apresentação dos temas. "A História da Alimentação no Brasil" dá oportunidade a todos os interessados e curiosos em culinária de conhecer o que se comeu e bebeu no Brasil, sob a influência de várias etnias, principalmente a portuguesa, a indígena e a africana. O autor pesquisou e selecionou os antigos costumes universais comparando-os com os do Brasil, bem como a fabricação de objetos de uso no preparo da alimentação e até a padronização de horários de refeições, suas superstições e crendices. 




Açúcar, uma sociologia do doce
Gilberto Freyre

Em 'Açúcar', o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre reúne, com uma erudição leve e saborosa, preciosas receitas de bolos e doces guardadas por tradicionais famílias nordestinas. Enfocando o açúcar como o elemento responsável pela liga entre diversos paladares e culturas, o autor demonstra a existência de uma arte do doce no país criada à sombra da escravidão.


Cozinha de Origem

Cozinha de Origem
Thiago Castanho

O jovem paraense Thiago Castanho é um dos mais aclamados chefs da nova cozinha brasileira. Ganhador de diversos prêmios, seu restaurante Remanso do Bosque (Belém, PA) foi incluído na prestigiosa lista Latin America's 50 Best Restaurants, da revista britânica restaurant. Em receitas que celebram a tradição e a criatividade, Thiago compartilha segredos de família e delícias amazônicas, além de pratos de outras regiões assinados pelos chefs Felipe Rameh, Janaina e Jefferson Rueda, Roberta Sudbrack, Marcelo Amaral, Rodrigo Oliveira e Júnior Durski.
Utilizando ingredientes típicos, como tucupi e farinha de tapioca, e com sugestões de variação com produtos encontrados com facilidade em todo o país, Thiago ensina a fazer desde comidinhas de boteco e de rua, passando por acompanhamentos, como farofas, paçocas e molhos de pimenta, pratos com peixes, carnes e aves, até pães e sobremesas.
Entre as mais de 100 receitas, destacam se o torresmo de peixe com molho de açaí, a moqueca de banana-da-terra, a farofa de castanha-do-pará, costela de tambaqui na brasa, o pato no tucupi com Jambu, o bolo de macaxeira da dona Carmem (Mãe de Thiago) e o Pão de tapioca e queijo de coalho na folha. Da Culinária de outras regiões, está presentes o camarão da encosta, de influência caiçara, o Gaúcho Arroz de carreteiro, o mineiro pão de queijo, entre outros. Com belas imagens, o Volume é publicado no Brasil em duas edições: Português e Inglês.


Larousse da Cozinha Brasileira

Larrousse da Cozinha Brasileira

Fruto de cuidadosa pesquisa, o livro traça um panorama histórico e regional da cozinha brasileira, descrevendo suas origens, as tradições culturais de cada região, o cotidiano da comida, ou seja, como ela é consumida no dia-a-dia, o seu uso em festas populares, etc. Há ainda várias receitas típicas brasileiras e/ou trazidas por imigrantes e incorporadas à cultura gastronômica de cada região. As receitas são de um cardápio completo, do café da manhã até o jantar, passando por entradas, prato principal, sobremesas, lanches.





Sabores da Cozinha Brasileira

Bruna TrevisaniNeusa de Mattos, Tereza Barbosa

Em "Sabores da Cozinha Brasileira" você vai encontrar as melhores versões das principais especialidades amazônicas, baianas, gaúchas, mineiras, nordestinas, paulistas e a personalíssima cozinha pantaneira. Todas as receitas são explicadas passo a passo e têm lista detalhada de ingredientes, tempo de preparo e indicação de rendimento. Assim, você pode criar em sua casa um cardápio do tamanho do Brasil.



Os Banquetes do Imperador


Os Banquetes do Imperador

Menus Colecionados por Dom Pedro II



Este livro reúne 140 cardápios do século XIX colecionados por D. Pedro II. Os documentos foram doados pelo Imperador à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro pouco antes de sua morte e figuram como preciosos registros dentre as milhares de peças que compõem a Collecção D. Theresa Christina Maria. Os cardápios apresentam-se em sua maioria em francês e foram traduzidos e interpretados integralmente, constituindo-se como enorme contribuição ao entendimento da gastronomia francesa do século XIX e sua influência na formação gastronômica brasileira. A obra traz ainda um capítulo com a descrição e comentários dos principais livros de cozinha do século XIX e sobre as origens da culinária brasileira deste período. De certa forma mais acadêmico, este anexo contém dados históricos ainda pouco conhecidos sobre esta bibliografia culinária e situa o leitor com informações sobre a produção gastronômica no Brasil imperial. O leitor iniciante no universo da gastronomia encontra a explicação dos termos e definições que deram origem aos menus, imagens históricas dos primeiros cardápios impressos e textos sobre a nascente arte do design e o processo de impressão no Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário