segunda-feira, 11 de maio de 2015

BOTECO E SUA ORIGEM



Lucas Meneses
 
Proveniente da palavra Botequim, o boteco é um marco para a cidade do Rio de Janeiro. Designa um estabelecimento comercial de alimentação popular, onde serve bebidas, tira-gostos e alguns pratos de comida caseira. 

Teve sua origem no Rio de Janeiro, sendo uma opção mais barata para os operários das fábricas. Depois começou a ser um local mais descontraído, frequentado por pessoas no final da tarde para beber algo e experimentar algum quitute.

BOLINHO DE BACALHAU E SUA HISTÓRIA

(…) Toma-se o bacalhau cozido, limpa-se de peles e espinhas, mistura-se com batatas cozidas e bastante salsa cortada em pedaços, e passa-se tudo pela máquina de picar. O polme resultante liga-se com leite e gemas de ovos e tempera-se com um pouco de sal fino e pimenta em pó. Bate-se a massa, à qual juntam-se as claras de ovos, previamente batidas em castelo, liga-se tudo rapidamente, tira-se a massa às colheradas, que tendem, fazendo-se passar de uma para outra, (as colheres molham-se no azeite fervente em que os bolos hão de ser fritos) e, em seguida e sucessivamente, põe a frigir. O azeite deve ser abundante, para que os bolos mergulhem nele sem tocar o fundo. Tiram-se do azeite com uma colher crivada e põem-se a escorrer. (…)
Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, 1904.


Os bolinhos de bacalhau ou pastéis de bacalhau são uma especialidade da culinária do Mediterrâneo, encontrada na Espanha, Itália, França e Portugal. No entanto, é muito popular tanto em Portugal, quanto no Brasil e Angola.

No centro e sul de Portugal chamam-se 'pastéis de bacalhau' e no norte 'bolinhos de bacalhau'. No Brasil, é um petisco muito apreciado em restaurantes e adegas portuguesas.A primeira receita oficial do bolinho de bacalhau data de 1904, em um livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudônimo Carlos Bento da Maia

O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Data dessa época a primeira exportação oficial de bacalhau da Noruega para o Brasil, que aconteceu em 1843.

Na edição do Jornal do Brasil de 1891 está registrado que os intelectuais da época, liderados por Machado de Assis, reuniam-se todos os domingos em restaurantes do centro do Rio de Janeiro para comer um autêntico "Bacalhau do Porto" e discutir os problemas brasileiros. Mais de um século depois, ainda são muito comuns nos restaurantes especializados estes "almoços executivos", onde a conversa sobre negócios é feita saboreando um bom bacalhau.

 

RECEITA BOLINHO DE BACALHAU

INGREDIENTES:
·        600 g de bacalhau já dessalgado e desfiado
·        1200 g de batatas cozidas e amassadas
·        1 cebola cortada em brunnoise
·        5 colheres de sopa de azeite
·        Salsinha picada
·        1 litro de óleo para fritura
·        Sal a gosto

MODO DE FAZER:
·        Depois de dessalgado e desfiado, junte a carne do bacalhau com a salsinha picada e o sal.
·        Em uma panela, aqueça o azeite e coloque a cebola cortada, deixe-a refogar e coloque a mistura de bacalhau e salsinha. Misture.
·        Tire da panela e coloque o bacalhau em uma travessa com as batatas e misture. Agora, você dará forma ao bolinho. Pegue uma colher de sopa cheia e faça bolinhas, ou a forma que preferir.
·        Aqueça o óleo até que fique em ponto de fritar.
·        Frite 2 de cada, para que o óleo não esfrie.
·        Sirva com um limão cortado e azeite a gosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário